Tuesday, January 16, 2007

Carta aberta aos estudantes

"Prezados colegas,

Com surpresa e constrangimento fui informado pela Comissão do Corem que, após verificação do estatuto, constatou-se que não mais poderei ser conselheiro nessa gestão em virtude de não possuir mais de dois anos de registro no conselho.
Aceitei me candidatar ao Corem por insistência de alguns colegas/conselheiro s e por acreditar que poderia ajudar o conselho na fiscalização da salvaguarda de nossos direitos e interesses profissionais e trabalhistas. Confesso que fui surpreendido (eu e tantos outros...) por uma votação considerável, que expressa, a meu ver, não só a generosidade de companheiros leias, como também o salutar espírito de inquietação, bem como a fé (de alguns museólogos) na mudança através de novas posturas e de proposições de novos paradigmas para a atuação da classe museologica.
Fico surpreso, especialmente pelo fato de não ter sido aplicada a mesma lei estatutária - que, diga-se de passagem, não questiono em absoluto! - com respeito a gestão anterior que, na sua composição, também contava com alguns museólogos que possuiam mesmo tempo de registro que o nosso e que, inclusive, assumiram cargos de presidência.
Outrossim, cumpre-me, a título de esclarecimento, perguntar:
Se não poderíamos assumir cargos no Corem pela causa supracitada, porque então se nos foi franqueada a candidatura?
Quem errou?
Não seria o caso, então, em nome da lisura e da ética, de serem promovidas novas eleições para o Corem, seguindo um preceito democrático?( seja lá o que esse vocábulo signifique.. .).
Seja como for, agradeço vivamente o apoio de todos os colegas que votaram em mim, desejosos de experienciar a colaboração da poética "museologia marginal" que defende a fraternidade, a ética, o respeito e o incentivo a liberdade de opinião, a diversidade e a solidariedade.
Entrementes, permaneço na equipe da AMB onde acredito ter espaço para desenvolver em um profícuo espírito de corporação, idéias e ações no fomento ao crescimento e valorização da nossa classe.
Em tempo, desejo a nova gestão que ora se estabelece, sucesso e uma produtiva atuação para a melhoria da situação profissional da nossa classe.

Atenciosamente,

Valdemar Lima - Corem 242-I"



Caros estudantes,
Fomos surpreendidos por uma notícia não muito boa a respeito de um dos órgãos regulamentadores e representativos da classe museológica: o COREM (Conselho Regional de Museologia).
Recentemente, este órgão passou por um processo eleitoral – gestão 06/07; neste processo um dos candidatos não pode assumir seu cargo, pois, foi informado que não tinha a carência mínima exigida pelo conselho, 2 anos de registro. Oras, realmente essa regra existe no estatuto. Agora, mas por que o próprio não foi informado antes, ou durante a solicitação de sua inscrição sobre esse pré-requisito, evitando assim passar por este constrangimento? Será que os “anciões”, os mais experientes deste conselho não sabiam disto? Ah, se levarmos em conta que a antiga presidente do órgão também não tinha esses 2 anos exigidos e exerceu o cargo...Existem dois pesos e duas medidas, como dizem os mais velhos e experientes?
Qual (ais) o(s) motivo (s) que levaram a essa ação? Qual a ética praticada por este conselho? Ou melhor, em sua existência quais as suas principais conquistas que ajudaram o profissional Museológico em suas respeitabilidade perante a sociedade? Quais os canais que o mesmo mantém ativo para promover diálogo com os estudantes, no intuito de mantê-los atualizados e familiarizados com as normas e práticas do COREM?
Mediante a tais fatos, torna-se necessário à realização de novas eleições!
Pela transparência, credibilidade e, mais do que nunca, pela ética!


Assim, o Diretório Acadêmico de Museologia da Ufba vêm através desta, expor suas inquietações e perguntar a vocês o que nos garante que quando formados/registrado s, não seremos também alvos de certas ações?

Gostaríamos de contar com as opiniões de vocês. E àqueles que quiserem expor-se diretamente suas frustrações, indagações e etc. com este caso relatado, eis o e-mail que vocês podem enviar diretamente para o COREM

Corem1releições2006@ yahoo.com. br

Saudações estudantis!

Saturday, January 06, 2007

Matrícula

Pessoas, se liguem!

À matrícula começará dia 09 de Janeiro e o sistema ficará aberto até o dia 14 do mesmo.
E, para àqueles que não têm Pc, o colegiado de Museologia ficará aberto das 08 às 12h, onde disponibilizará o Pc para os alunos.

Então,”não comam moscas”!!!

Ah, para os esquecidos, para efetuar à matrícula entre no sítio www.siac.ufba.br ...

Saudações estudantis!